quarta-feira, maio 24, 2006

Simplex

À boa maneira do nosso governo, vou “simplificar”! Mas não me refiro a reduzir a burocracia dos nossos serviços públicos, isso é realmente tarefa para os nossos políticos brilhantes e extremamente (in) competentes!
O que eu vou tentar simplificar em poucas palavras será o que se passa no mundo que nos rodeia, peço que me desculpem qualquer lacuna que possa existir na minha análise, mas se eu fosse realmente bom a fazer analises de actualidade não viam o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa na RTP1, viam-me a mim!
Portanto, o que se passa é o seguinte, temos os Estado Unidos da América, a quem eu gosto de chamar “os mauzões”, temos os países do médio oriente a que eu gosto de chamar “os tipos que não são tão maus, mas que ainda assim não interessam a ninguém” e temos os países sul americanos que se auto intitulam de “o Eixo do Bem”!
Apresentados os protagonistas desta história, perguntam vocês, e perguntam muito mal: “Então e o que é feito da Europa?”, meus amigos! Qual Europa?
O que sucede é o seguinte, “os mauzões” continuam numa luta desalmada para acabar com o terrorismo, desculpem, disse terrorismo? Queria dizer Petróleo! E assim vão amealhando pouco a pouco aqueles países que eles designaram como o “Eixo do Mal”, o que acontece é que o Petróleo está mesmo a acabar e questiono-me se eles também tencionam atacar a Rússia quando precisarem de Gás natural!
“Os tipos que não são tão maus, mas que ainda assim não interessam a ninguém”, lá vão fazendo das suas, o mais badalado do momento é mesmo o Irão, devido ao seu programa nuclear, como “os mauzões” avaliam tudo pelo que eles próprios fariam e concluíram logo que o Irão iria construir bombas nucleares para enfeitar as centrais, não estou certo de que não o farão, mas como se explica um apoio tão incondicional aos coitadinhos dos Israelitas e a outros países que, como o Irão, ainda não deram provas de pretenderem destruir o ocidente, não se dar o beneficio da duvida? Será que o”os mauzões” também deviam ser proibidos de ter o seu programa nuclear? Ou esses estão acima de qualquer suspeita? Ao fim de contas foram os únicos a usar o poder nuclear para fins destrutivos!
Quanto ao “Eixo do Bem”, trata-se de um movimento anti-mauzões, que visa evitar serem abarbatados por aquele Golias que sempre que podes os espezinha! É constituído por Cuba, Venezuela e Bolívia, e alegam que este milénio não será de impérios, mas sim do povo! O que eu tenho a dizer é apenas:
Até Que Enfim Que Apareceram uns Tipos com Tomates!
E foi esta a minha síntese simplex! Eu sei que foi péssima e cheia de lacunas, mas sucede que já não vejo o telejornal há duas semanas, não é que sinta a falta, mas sempre se perde meia notícia importante por dia! HC

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que devias substituir a palavra "simplex" pela palavra "paródia" porque mostraste, de uma maneira (aqui sim) simples o que se passa nos "desenhos animados" do mundo. Realmente é como tu dizes: mauzões, maus e "bons" a lutar por algo que deveria ser justamente de todos. Se a ficção não me deixa pensar num mundo melhor, a realidade não deixa espaço para descortinar uma solução para os problemas da guerra e controlo económico. Enquanto o país gigantesco e poderoso continuar a ditar as regras pelo capitalismo e o país mais pequeno a controlar o seu dominio pelos os medos e a vida de muita gente com violência, o resto do mundo fica de fora porque simplesmente não faz parte dessa dualidade de interesses importantes. Poderiamos ser os intermediários dessa luta puxando os nossos cordelinhos para criar talvez outros interesses mas...I wonder...existe algo mais importante hoje que regule o ser humano do que o dinheiro e a preocupação pela sobrevivência?

Anónimo disse...

Nós deviamos era acabar com os interesses, n era ser mediadores de nada! Talvez a questão não é analisar-mos o que se passa, mas o que se devia passar! hc

Luís Rosa disse...

Só encontro uma lacuna no texto: o Eixo do Bem é constituído por Cuba, Venezuela e Bolívia, não Colômbia.
De resto, impec.

Anónimo disse...

Não é mais uma reticência
São todas elas
E nenhuma...

É singular
É plural
Indescritível
Inquebrável
Nem sempre inabalável
Mas intocável

Nela ninguém manda
Só se sente
Só com um olhar
Sem medos...

É alicerce
Ou melhor
A construção inteira
É tudo
Pelo menos na vida
Daquele que um dia
Teve o prazer de ter
Uma verdadeira

Amizade.

. Apeteceu-me!!

:)

beijinhoo *