terça-feira, abril 29, 2008

A República

Não venho falar-vos mais de comunismo, estaria a pôr a carroça à frente dos bois.
O que me leva a escrever é verificar que mesmo os Princípios Universais da República não são cumpridos…

Como posso sonhar com Socialismo se nem um sistema político digno do nome República conseguimos construir?

Todos sabemos quais são os Princípios Universais da República: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Ora podemos começar pela Liberdade…

Somos livres de falar e nos manifestar? Sim! Claro!
Mas alguém nos ouve? Não!

Os nossos políticos e governantes orgulham-se de não cederem a pressões do povo e dizem-no abertamente em sistemas de informação!

Será que perderam pura e simplesmente a vergonha? A verdade é que nunca a tiveram!

Igualdade…

Ora, continuamos a ser todos iguais, mas uns mais iguais que outros, como não podia deixar de ser!

Se somos todos iguais, porque é que em algumas empresas as mulheres em desempenho de funções semelhantes às de homens continuam a receber ordenado mais baixos?

Porque é que o senhor que entrou na loja com um fato vestido é sempre atendido com mais cordialidade que eu?

Fraternidade…

Alguém sabe o que isso é?
Não tenho a certeza, mas tenho ideia que não é sinónimo de cada um por si…

Ou muito me engano, mas isto da Fraternidade também não temos por cá.

Temos 97 anos de uma República, que na verdade parece que não é uma República…
O que é afinal? HC

2 comentários:

Henrique Mário Soares disse...

Realmente agora fiquei para aquí a pensar... Os sistemas politicos são complicados ou julgo eu, alguns o complicam para benefício próprio, de suas familias, amigos, conhecidos e sei lá mais quem. Após o 25 Abril 74 o MFA tinha no seu programa como uma das prioridades a ALFABETIZAÇÃO DO POVO. Infelizmente essa tarefa não foi para a frente por culpa das forças de direita, dos caciques e da igreja.Perdeu-se assim em Portugal uma das grandes reformas, isto a 35 anos atrás. Nada de "novas-oportunidades" coisa para "burocrata" ver e enganar a realidade que se vive neste pedaço á beira mar plantado.
Realmente neste país todos os principios universais são ignorados e ainda se avaliam as pessoas pela roupa que usa e carro que tem. Tenho até a impressão de que em certos aspectos estámos a voltar ao tempo do "botas". Efectivamente o poder politico que tem estado no poder mais as "cabeças pensantes" que opinam na TV tudo tem feito para desacreditar o próprio poder politico, falam que são todos iguais que a desgraça vem aí se não existir uma "maioria absoluta", que o 25 Abril já é passado, e julgo que é altura de fazermos algo. Agora que chega ABRIL deviamos fazer uma MOBILIZAÇÃO GERAL mostrando a estes senhores do "quero" "posso" e "mando" que as coisas não são como eles julgam, que NÓS TEMOS UMA PALAVRA A DIZER. Está na altura de mostrarmos FORÇA e EXIGIR uma sociedade mais JUSTA, FRATERNA e SOLIDÁRIA. Todos os anos participo nos festejos do 25 Abril e é com muita pena minha que vejo cada vez menos pessoas e mais velhos...ONDE ANDA A JUVENTUDE ??? NOS CHATS??? NOS SMS??? NAS DISCOS??? e os EMPREGOS e os DIREITOS e as REGALIAS... Está na hora de participar mas é preciso que a malta apareça, as CONQUISTAS não se fazem no sofã...
Um Abraço
25 Abril SEMPRE

Unknown disse...

Desulpe por meu mau portugues, mas estudei só 6 mes em portugal..Acho que no mundo de hoje tem duas tipos republicas, a republica do sul (corrupto) e a republica do norte...No papel eles são muito semelhantes mas na prática, como podemos ler no texto de Companheiro Cunha, há uma diferença. Os estados do norte (a Finlândia, a Suécia, Holanda etc.) seguem o tipo de repúblicas que lemos em livros. A liberdade, a Igualdade e a Fraternidade estão todos lá, e diferentemente do caso de Sr. Cunha: o governo realmente ouve as suas palavras como um homem gratuito, a diferença entre um inválido desempregado e um "businessman" não é que grande e o mais importante o estado cuida do seu próprio como um pai cuida das suas crianças.
Mas então temos outro exemplo, aquele que Comp. Cunha descreve neste blog curto mas direto, o exemplo dos estados do Sul. Nestes estados (a Bulgária, a Itália, Portugal, Brasil, a Rússia etc.) no papel não são mais diferente do norte, ainda na prática são quilômetros longe. Um homem é gratuito mas não há ninguém para ouvir ou reagir às suas palavras, o inválido adquirirá (talvez) uma cadeira mas ele não será capaz de introduzir o hospital porque um Mercedes será estacionado em frente da porta e o mais importantemente o estado cria as suas crianças só para os guardar tranqüilo enquanto ele faz como ele agrada.
Não posso dizer porque manda pôr a democracia de cima para baixo nestes belos países (como não é nenhuma mentira que os países do Sul são belos e carismáticos) mas o que realmente acredito é que ele principalmente devido a um traço comum em todos os países do Sul, o traço da DITADURA. Do fascista a regimes socialistas todos os países do Sul têm uma coisa em comum: eles têm todos durante algum período do 20o século sido abaixo de algum tipo da ditadura que começa de Salazar ao Oeste e termina a Tito e Zivkov no Leste. Mesmo embora até ao fim dos anos 90 quase todos os regimes autoritários fossem "destruídos" ele não significa que o próprio vírus foi destruído. Por exemplo na Bulgária cada um ainda pode ver os regimes authoritarioan em pensar nas pessoas, se eles são funcionários do governo ou homens de negócios. Este pensamento é baseado no pensamento que "tenho razão e todos os outros está enganado, e mesmo se eu estiver enganado quem se preocupa com outros enquanto sou bem". O regime socialista tinha colocado tantas pessoas com aquela espécie do pensamento no governo búlgaro que hoje as pessoas daquele regime estão ainda em poder e ainda governação do mesmo caminho eles fizeram há 40 anos. Acredito que mesmo pode ser dito sobre Portugal, a Espanha e o meu exemplo melhor até agora a Itália onde Berlusconi tem um quadro de Mussolini pendurou atrás da sua escrivaninha (uma escrivaninha que aceitou presidentes dos Estados Unidos numerosos e ministros da UE). Assim para terminar acredito que cada um só pode esperar que a nova geração de pessoas seja menos ingênua então os prévios, e mais importantemente que não se afiliarão de modo nenhum a eles os regimes do 20o século. obrigado pelo seu tempo, espero que eu fizesse sentido, sim, usei um tradutor online..mas só pela 50% do texto